Quente

Criança não tem reserva de emergência, mas adolescente precisa ter reserva de oportunidade.

O chamado colchão financeiro ou a chamada reserva de emergência, como o próprio nome indica, nada mais é do que aquele montante de dinheiro que precisamos ter à mão em um momento emergencial, como a perda de um emprego, uma reforma inesperada em casa, um acidente de carro ou até mesmo um falecimento inesperado. Esse recurso guardado é o que garante que a pessoa terá segurança e tranquilidade para quitar seus débitos sem grandes perdas de padrão de vida em momentos de maior dificuldade.

Pela própria descrição, percebemos que não cabe às crianças essa preocupação e previsão. Criança não tem responsabilidade financeira se o pai perde o emprego ou se a casa precisa passar por uma reforma inesperada.

No entanto, quando falamos de reserva de oportunidade, estamos falando de ter um dinheiro que será destinado a aproveitar momentos favoráveis do mercado. Isso significa que o objeto de desejo do adolescente pode ser realizado se ele aprende, desde cedo, a ser previdente.

Essa é a função da mesada: ensinar que é totalmente previsível que o imprevisível chegará. Não precisa ter bola de cristal para saber que a promoção vai bater a sua porta e os descontos inesperados vão surgir.

Educação financeira é assunto de criança, sim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo